EPR recebe licença ambiental para duplicação entre Jacarezinho e Santo Antônio da Platina
A previsão de duração da obra na BR-153 é de aproximadamente três anos
A duplicação da BR-153 entre Jacarezinho e Santo Antônio da Platina deve sair do papel. A EPR Litoral Pioneiro obteve a licença ambiental necessária para o início das obras. O documento foi emitido pelo Instituto Água e Terra (IAT), órgão responsável pela gestão dos processos de licenciamentos no Paraná.
Para receber a licença, a concessionária apresentou ao IAT o Plano de Controle Ambiental: um estudo detalhado com o levantamento de todos os aspectos ambientais que se relacionam com as obras e intervenções previstas. No levantamento são considerados fatores como solo, água, fauna, flora, ar, ruídos, vibrações, comunidades locais, entre outros. Além disso, durante o processo de análise do estudo foram realizadas vistorias aéreas e de campo em toda a rodovia, com objetivo de confirmar informações e sanar dúvidas apresentadas no estudo para o IAT.
A próxima etapa é a mobilização das empresas responsáveis pela obra para o início do trabalho em campo nas próximas semanas.
A duplicação deve proporcionar mais segurança na Serra do Palmital, onde acidentes são registrados com frequência. A previsão de duração da obra é de aproximadamente três anos.
De acordo com a EPR, além da BR-153, o projeto prevê a duplicação da PR-092, entre Santo Antônio da Platina e Jaguariaíva, formando um corredor que liga o Norte Pioneiro aos Campos Gerais.