SEGUNDA, 13/09/2021, 07:10

Equipe da creche Menino Jesus entra em greve por tempo indeterminado por falta de pagamentos

Problemas na documentação acabaram suspendendo repasse de verbas da prefeitura. Nesta segunda, atendimentos na unidade já estão suspensos.

Professores e funcionários do Centro Infantil Filantrópico Menino Jesus, localizado na região leste de Londrina, decretaram greve por tempo indeterminado a partir desta segunda-feira (13). O motivo da paralisação é falta de pagamento dos trabalhadores.

De acordo com Jorge Andrade, secretário geral do Sindicato dos Profissionais das Escolas Particulares de Londrina e Norte do Paraná (Sinpro),  a mantenedora da unidade parou de receber o repasse de verbas da prefeitura por conta de problemas na documentação. Ele explica que o orçamento deixou de ser enviado porque a antiga diretoria não recolheu algumas taxas, como Imposto Sobre Serviço (ISS) e o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Tributos que, agora, comprometem os salários dos profissionais.

Segundo Andrade, o problema da falta de pagamentos não é de hoje, mas por conta da pandemia, o cenário foi agravado. Ele aponta que a equipe da gestão anterior não se dispôs a contribuir para resolver o problema e a perspectiva é de que a greve continue até que a situação tenha um desfecho, seja por um acordo ou pela regularização das pendências.

As famílias atendidas pela creche já foram avisadas a respeito da paralisação. O Sinpro informou que está apoiando a greve da equipe centro infantil e está em negociações para encontrar uma saída para o impasse. 

A reportagem da CBN Londrina entrou em contato com a Comunicação da prefeitura para um posicionamento sobre a questão. Em resposta, o Núcleo comunicou que o Município faz o repasse de verbas corretamente para todas as entidades que estão com a documentação em dia e que a responsabilidade pelo pagamento dos professores da unidade é do órgão mantenedor.

Comentários