Escola em Cambé terá videomonitoramento e reconhecimento facial
O projeto Escola Inteligente e Segura tem como principal objetivo tornar o ambiente escolar mais seguro e tecnológico.
A partir desta sexta-feira (22) a Escola Municipal Padre Symphoriano Kopf, em Cambé vai contar com videomonitoramento e reconhecimento facial de alunos, professores e funcionários.
De acordo com a secretária de Educação, Estela Camata, o projeto Escola Inteligente e Segura, viabilizado por meio de parceria entre a Prefeitura, a deputada federal Luísa Canziani (PSD-PR) e a empresa desenvolvedora da tecnologia, Gamma Serviços e Sistemas, tem como principal objetivo tornar o ambiente escolar mais seguro e tecnológico por meio do videomonitoramento e reconhecimento facial.
A escola do Santo Amaro foi escolhida por ser a maior da rede municipal. Ao todo, são 677 crianças, 57 professores e 16 funcionários. Com isso, será introduzido o controle facial como ferramenta para reduzir a evasão escolar, com controle maior da frequência dos alunos; otimizar os gastos com a merenda, evitando desperdícios; e auxiliando na gestão de programas de auxílio governamental.
Além disso, a tecnologia implantada promete dar mais segurança para os alunos, com torre de monitoramento integrado com a Polícia Militar e Prefeitura, além de circuito de imagens, garantindo a tranquilidade dos pais quanto à presença e segurança de seus filhos na escola.