TERCA, 05/10/2021, 08:37

Escolas começam a receber 100% dos alunos do 5º para atividades presenciais

Segundo pais ouvidos pela CBN Londrina, momento é adequado para voltar à sala de aula. Mas, para isso, protocolos de segurança precisam ser cumpridos

A prefeitura de Londrina deu início a uma nova etapa da retomada das aulas presenciais na rede municipal de ensino. Nesta segunda-feira, todos os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental puderam voltar às salas de aula. A medida, no entanto, é facultativa. Ou seja, os pais é que decidem se a criança vai participar das atividades na escola ou se deve continuar no modelo remoto por mais algum tempo.

De acordo com a secretária municipal de Educação Maria Tereza Paschoal, em entrevista ao CBN Londrina 1ª Edição, 90% dos responsáveis sinalizaram que levariam os estudantes para as unidades de ensino. Ainda assim, ela destaca que mesmo quem não aderir à modalidade presencial deve seguir realizando as tarefas regularmente.

A reportagem da CBN Londrina foi até uma unidade que fica na região oeste para saber a opinião dos pais a respeito da novidade. Para Rosabel Brandini, a volta das aulas presenciais foi bem-vinda.  A mãe considera que o desenvolvimento do filho, que é autista, é melhor na escola, que oferece uma estrutura mais adequada para atendê-lo.

Paulo Cesar Sousa, pai do Emanuel, aluno do 5º ano, considera que o atual momento é adequado para a retomada das atividades presenciais. Ele aponta que o avanço da vacinação traz mais segurança para o retorno. Sousa avalia ainda que a aprendizagem em sala de aula é mais produtiva, já que os professores conseguem atender com mais facilidade as necessidades dos estudantes.

Emanuel Sousa, de 11 anos, também aprovou a volta dos alunos para a escola. Para ele, a presença dos colegas e da professora são fatores que ajudam na hora de aprender os conteúdos.

De acordo com a programação divulgada pela Secretaria Municipal de Educação, os próximos a voltarem ao ensino presencial, com 100% da capacidade, são os alunos dos 3º e 4º anos, no dia 18 de outubro. Já na última semana do mês, é a vez das crianças matriculadas nos 1º e 2º anos.

Por Victor Assis

Comentários