QUINTA, 06/05/2021, 19:13

Escolas Municipais de Londrina podem atender mais 12 mil alunos por dia com reforço escolar até fim de maio

Serviço mobiliza todas unidades da rede de ensino para garantir que estudantes com dificuldades tenham acesso aos conteúdos e fortaleçam desenvolvimento pedagógico.

As atividades buscam auxiliar alunos que apresentam dificuldades no aprendizado, que estejam em situação de vulnerabilidade social e ainda aqueles que não possuem acesso à internet ou aparelhos tecnológicos. De acordo com estimativas da Secretaria Municipal de Educação, até o fim deste mês, as unidades de ensino podem atender até 12 mil crianças todos os dias.

As aulas podem ser acompanhadas por até três alunos por vez. A ação faz parte do programa Aprende Mais Londrina, que teve início em abril, e tem objetivo de melhorar o desempenho do aprendizado dos estudantes.

De acordo com Cilene Piccinin, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Miguel Bespalhok, na zona leste de Londrina, a própria unidade é que entra em contato com os responsáveis pela criança. Para isso, a equipe gestora segue critérios para selecionar os alunos que serão acompanhados mais de perto no reforço escolar.

No início do ano, os estudantes passaram por avaliação para identificar possíveis dificuldades nos conteúdos apresentados. A partir deste material, a escola acompanha o desenvolvimento educacional e pode traçar estratégias para possibilitar melhores resultados no ensino. No entanto, ela ressalta que, mesmo assim, existem casos que precisam ser atendidos prioritariamente pelo programa.

Para que as atividades sejam realizadas de maneira segura, tanto a equipe escolar, como os alunos seguem normas sanitárias validadas pela Secretaria Municipal de Saúde. A coordenadora explica que cada escola tem um protocolo próprio que atende às particularidades da unidade de ensino.

Dentre as medidas estabelecidas para evitar o contágio pelo coronavírus, está o uso de máscaras de proteção, distanciamento social entre os estudantes, além da higienização dos espaços e limpeza das mãos.

Cilene destaca a importância da iniciativa para garantir que o desenvolvimento cognitivo e educacional dos alunos atendidos pela rede municipal de ensino, mas a coordenadora afirma que além dos benefícios para a educação, o reforço também tem sido positivo no campo emocional, por conta do retorno ao convívio com colegas de sala e com a equipe pedagógica.

Além disso, a Secretaria Municipal de Educação segue desenvolvendo o Projeto Professor Mediador e Facilitador Escolar e Comunitário. A ação em parceria com as secretarias de Saúde e Assistência Social possibilita que professores visitem alunos e famílias em situação de vulnerabilidade social, para entregar materiais didáticos, cestas básicas e identificar casos de evasão escolar.

Entre os meses de fevereiro e abril, a equipe responsável pela iniciativa realizou mais de 1500 visitas pedagógicas e distribuiu quase 900 conjuntos de alimentos e ainda aproximadamente 3.400 kits escolares.

Comentários