QUARTA, 28/04/2021, 15:30

Estado pede que Governo Federal antecipe vacinação dos trabalhadores da Educação

Secretário Estadual de Saúde, que foi a Brasília pessoalmente entregar ofício, disse ainda que também pediu revisão do número de vacinas enviadas ao Paraná.

A audiência com o secretário Nacional de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, foi na manhã desta quarta-feira em Brasília. O primeiro pedido do Governo do Estado foi para que a União antecipe a vacinação dos profissionais da Educação. O Paraná defendeu na solicitação ao Ministério da Saúde a readequação do calendário nacional, para que a imunização dos docentes e outros trabalhadores da área ocorra em paralelo à vacinação das pessoas com comorbidades.

Em entrevista logo após a reunião em Brasília, o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, ressaltou que o pedido é viável e que é fundamental para garantir o retorno às aulas no Paraná.

O secretário disse ainda que também solicitou ao Ministério da Saúde um aumento na quantidade de doses enviadas ao Estado para que se consiga finalizar a imunização dos profissionais da saúde.

Segundo Beto Preto, a mesma solicitação de readequação da quantidade de doses encaminhadas ao Estado já tinha sido feita informalmente pelo governador ao ministro Marcelo Queiroga.

O pedido feito pelo Estado apresentou uma revisão do número de vacinas enviadas, considerando o Censo populacional de 2010, além da recomposição do número de trabalhadores da saúde.

No ofício entregue nesta quarta-feira ao Ministério da Saúde, Beto Preto reforçou que existe uma defasagem de quase 80 mil doses e que deveriam ser aplicadas nos trabalhadores da saúde.

Comentários