SEGUNDA, 21/10/2019, 06:00

Estudantes de Londrina apresentam trabalhos na maior mostra internacional de Ciência e Tecnologia da América Latina

Mostratec começa nesta terça-feira e, além dos 10 londrinenses, vai reunir no Rio Grande do Sul jovens pesquisadores de 21 países.

O evento, considerado o maior do gênero na América Latina, terá representantes de 20 países e de todos os estados brasileiros. A 34ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, começa nesta terça-feira em Novo Hamburgo. Esta edição da feira vai ter 755 projetos divididos entre estudantes do Ensino Médio e Técnico, do Ensino Fundamental e até da Educação Infantil.

Os Prêmios e Incentivos Educacionais, de aproximadamente R$ 1 milhão, são oferecidos por 36 organizações e a organização do evento espera receber mais de 30 mil visitantes nos três dias do evento.

E 10 estudantes de Londrina vão representar a cidade na Mostratec. O projeto das alunas Sophia Martins, Rafaela Rodrigues e Beatriz Moura, do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Anglo Londrinense, por exemplo, tem como proposta produzir uma ração para peixes, à base de banana-prata, para contribuir com a despoluição da água dos reservatórios.

Beatriz, de 16 anos, conta que o projeto é resultado de outro trabalho anterior. Ela diz que com a pesquisa os produtores de peixes podem reduzir os gastos com água.

Outro trabalho que vai representar a cidade na Mostratec é de um grupo de alunos do Colégio Interativa. No caso deles, a ideia é usar micro algas para anular o chorume, líquido gerado pelo lixo orgânico e grande poluidor ambiental, como explica a estudante Amanda Proença, do 1º ano do Ensino Médio da escola.

Além do Brasil, participam da feira estudantes de países como Argentina, China, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Itália, Portugal e Rússia, entre outros.

Comentários