SEGUNDA, 20/05/2024, 07:00

Estudantes já podem pedir isenção do pagamento da taxa do Vestibular 2025 da UEL

Têm direito ao benefício alunos da rede pública ou bolsistas de escolas particulares com inscrição no chamado cadastro único, do Governo Federal.

Os estudantes interessados na isenção do pagamento da taxa do Vestibular 2025 da Universidade Estadual de Londrina (UEL) já podem procurar a Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da instituição para fazer a requisição do benefício. Neste momento, podem requerer a isenção candidatos que tenham benefício no Cadastro Único para Programas Sociais, do Governo Federal, e, consequentemente, Número de Identificação Social (NIS). Podem participar do processo estudantes que fizeram o Ensino Fundamental e o Ensino Médio Completo na rede pública, além de bolsistas da rede particular que tenham sido beneficiados com bolsa integral.

Para estudantes que tenham benefício no Cadastro Único para Programas Sociais, o prazo vai até 6 de junho. Neste caso, a isenção será de 100%. O candidato deverá ser membro de família de baixa renda. No site da Cops, o estudante também encontra a relação de documentos para requerer a isenção da taxa do Vestibular 2025. No mesmo site, é possível fazer o pedido. Na solicitação, o candidato deverá apresentar o número do cadastro e os dados pessoais, conforme descrito no edital. O resultado final da seleção pelo NIS será divulgado em 14 de junho. Quem explica é a coordenadora da Cops, Sandra Garcia.

Depois dessa primeira fase, a Cops vai abrir, no dia 17 de junho, a seleção para estudantes interessados em participar do processo de análise socioeconômica, que será coordenado pelo Serviço de Bem Estar à Comunidade (Sebec) da UEL. Os candidatos podem demonstrar interesse no processo até 1º de julho de 2024, por meio de preenchimento de formulário. O documento estará disponível no portal do Sebec ou da Cops. De acordo com as normas do edital, os candidatos poderão receber desconto integral, de 30% e 50% do valor da inscrição. O benefício será concedido de acordo com a renda per capta da família. O resultado final da seleção será divulgado em 5 de agosto, nos portais da Cops e do Sebec.

A coordenadora da Cops ressaltou a importância do benefício como uma oportunidade para estudantes que não teriam condições de pagar a taxa e, consequentemente, não iriam conseguir prestar o vestibular.

As inscrições para o Vestibular 2025 serão abertas pela UEL no dia 18 de julho. Os candidatos, independentemente de isenção ou benefício, deverão fazer a inscrição até 9 de setembro de 2024, no portal da Cops. O valor da inscrição deverá ser definido nos próximos dias pelo Conselho de Administração (CA) da UEL. O Vestibular será realizado nos dias 17 e 18 de novembro, em fase única.

Por Guilherme Batista

Comentários