TERCA, 01/08/2023, 16:23

Estudo da Polícia Rodoviária pede iluminação eficiente e instalação de dez radares fixos no perímetro urbano da PR-445, entre Londrina e Cambé

Além disso, levantamento também aponta para necessidade de instalação de placas com limite de velocidade e barreiras divisórias em pontos da rodovia onde os pedestres costumam atravessar. Só assim, segundo a polícia, vai ser possível diminuir o número de acidentes.

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) realizou um estudo levando em conta medidas que podem ser colocadas em prática para melhorar a segurança de motoristas e pedestres que passam, diariamente, pelo perímetro urbano da PR-445, entre Londrina e Cambé. O levantamento foi realizado pela PRE no mês passado e divulgado à CBN nesta terça-feira (1º). O documento de 11 páginas detalha os perigos da rodovia, que, apesar de duplicada e muito bem sinalizada, continua sendo palco de muitos acidentes graves. No ano passado, por exemplo, foram registradas 369 ocorrências, com 176 feridos e 21 mortes em 145 quilômetros de estrada. Desse total, 110 acidentes, 88 feridos e 5 óbitos foram registrados apenas nos 22 quilômetros do perímetro urbano da 445, que recebeu uma atenção especial da PRE no estudo.

Tanto é que a primeira sugestão feita no levantamento envolve a implantação de dispositivos de iluminação mais eficientes no referido trecho. Em entrevista à CBN, o comandante da Polícia Rodoviária Estadual na região, capitão Glauco Andrade de Oliveira, contou que a maioria dos acidentes graves acontece durante a noite e na madrugada, e que a claridade oferecida por uma melhor iluminação pode ser o diferencial para evitar o registro das batidas.

Ainda segundo o capitão, a causa de boa dos acidentes é a falha humana por parte dos motoristas, que costumam abusar da velocidade no trecho. Para fazer o limite de velocidade valer, o estudo da PRE pede pela instalação de placas em 13 pontos específicos e de dez radares fixos entre os kms 24 e 85. Entre os trechos listados para receber a fiscalização eletrônica, estão o km 27, próximo ao posto Bengala; o km 72, próximo à sede do IDR; os kms 75, 76 e 77, entre o hotel Londristar e a UEL; e o km 82, próximo ao posto Cupim. Além disso, a polícia lista trechos com curvas acentuadas e em "S", onde os motoristas costumam perder o controle da direção quando há excesso de velocidade.

Vale lembrar que a PRE já faz operações com radares móveis em três pontos do perímetro urbano da rodovia. O comandante destacou, entretanto, que os esforços não estão sendo suficientes para coibir o registro dos acidentes.

O levantamento também aponta para necessidade da construção de um posto rodoviário estadual no km 55 da PR-445, próximo à Cocamar, entre Londrina e Tamarana, e também pede pela instalação de barreiras divisórias em oito pontos onde os pedestres costumam atravessar mesmo estando perto de passarelas. A travessia perigosa quase sempre termina em atropelamento e a morte de quem se arrisca. Foi o que aconteceu com uma mulher de 63 anos que, em 15 de junho deste ano, tentou atravessar a rodovia perto do Terminal Acapulco, na zona sul de Londrina, e acabou morrendo após ser atingida por um carro. O acidente aconteceu embaixo de uma passarela.

O relatório foi entregue pela PRE a uma comissão encabeçada pelo deputado Tiago Amaral (PSD), que estuda meios para melhorar a segurança dos motoristas nas rodovias da região. O documento será repassado ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que vai ficar responsável por aprofundar o estudo e definir formas de colocar em prática as sugestões feitas pela polícia.

Por Guilherme Batista

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