Ex-ministra londrinense Marcia Lopes é nomeada para equipe de transição de Lula
Ao lado de Simone Tebet, a assistente social é um dos quatro nomes definidos para debater o desenvolvimento social.
Dentre os oito primeiros nomes anunciados pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin para integrar a equipe de transição do presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva está o da londrinense Marcia Helena Carvalho Lopes, de 65 anos. A assistente social é formada em serviço social pela Universidade Estadual de Londrina e mestre pela PUC São Paulo.
Na vida pública começou em 1993 como Secretária Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Londrina no governo do ex-prefeito Luiz Eduardo Cheida, foi professora da UEL por 30 anos e no anos 2000, foi eleita vereadora em Londrina, sendo a mais votada do PT,
Em 2004, assume o cargo de Secretária Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a convite do então Presidente, Lula,
Em 2007, a londrinense também assume no BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) o cargo de coordenadora da Rede de Pobreza e Proteção Social dos países da América Latina e Caribe.
Marcia Lopes nomeada pelo Presidente Lula, Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome em 2010, no segundo mandato do petista.
Aposentada da UEL em 2011, a professora lançou-se candidata à Prefeitura de Londrina nas eleições de 2012. Ficou em terceiro lugar no pleito, com 38.484 votos, 14,08% dos votos válidos.