TERCA, 24/05/2022, 09:00

Faixa exclusiva para ônibus, na Duque de Caxias, deve ser liberada para circulação de veículos nos próximos dias

Além disso, em um segundo momento, CMTU prevê implantação de áreas de Zona Azul, que vão funcionar na via, nos horários em que pista será compartilhada.

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) deve alterar o tráfego da avenida Duque de Caxias, no centro de Londrina, nos próximos dias. A expectativa é que a faixa exclusiva para a circulação de ônibus seja liberada para demais veículos, durante certo período do dia. De acordo com o Marcelo Cortez, presidente do órgão, o horário previsto para o compartilhamento da faixa seria das 9h às 16h.

Ele explica que o trânsito na Duque de Caxias deve passar por outras mudanças, em um segundo momento. Isso porque a ideia é que a via comece a contar com áreas de Zona Azul, durante os períodos de liberação do corredor de ônibus para circulação de outros veículos. 

Dessa maneira, entre 9h e 16h, o estacionamento rotativo funcionaria na terceira faixa, entre a avenida Leste-Oeste até a avenida Juscelino Kubitschek. Já nos momentos em que a pista se mantém exclusiva para o transporte coletivo, a Zona Azul deixaria de valer.

Outro ponto em que a implantação do estacionamento rotativo vem sendo discutida é a avenida Ayrton Senna, zona sul da cidade. Apesar disso, Cortez considera que é necessário aguardar o fim das obras da Sanepar, que estão sendo realizadas na região, para dar continuidade ao processo de implantação dos espaços.

No final do mês passado, a CMTU instalou novas áreas da Zona Azul, no trecho da rua Mato Grosso, entre as ruas Maranhão e Sergipe. Na quadra, mais oito vagas rotativas foram implantadas, sendo que cinco delas operam das 8h às 18h. Já outros três espaços ficam disponíveis para carga e descarga no período da manhã e, após 12h, também passam a funcionar como Zona Azul.

Por Victor Assis

Comentários