SEGUNDA, 04/09/2017, 00:55

Faltando pouco mais de um ano para as eleições, alguns nomes da cena política estadual já estão na mesa

Para o comentarista de Política da CBN Londrina, Elve Cenci, o jogo está só começando, mas se tem alguém que saiu na frente nessa disputa foi o deputado estadual Ratinho Júnior.

O cenário político do estado para as eleições do ano que vem já começou a se desenhar. E o primeiro candidato a se movimentar no tabuleiro do xadrez político paranaense foi o deputado estadual Ratinho Júnior, que anunciou recentemente sua saída do Governo para voltar à Assembleia, e assim ter mais tempo para a pré-campanha. Para o cientista político e comentarista da CBN Londrina, Elve Cenci, a movimentação dos pré-candidatos ao Palácio Iguaçu deve se intensificar até o fim do ano e o cenário ainda é de muitas possibilidades. Para o comentarista da CBN Londrina uma coisa é certa: Ratinho Júnior saiu na frente nessa disputa.

Outro nome forte para as eleições do ano que vem é o de Osmar Dias. Elve destaca que no caso do ex-senador, a candidatura ainda está indefinida. Ele pode voltar ao Senado ou decidir concorrer ao Governo. Para o comentarista, os irmãos Dias têm uma atuação política alinhada e a definição sobre a candidatura de Osmar vai depender da escolha de Álvaro Dias.

Elve Cenci destaca que uma possível candidatura do ex-prefeito Alexandre Kireeff para o Governo ou Senado vai depender também da definição dos irmãos Dias. Para o comentarista político, o ex-prefeito de Londrina ainda carece de visibilidade no estado e ele deve sair para deputado federal. Mas ele cita também a possibilidade de Kireeff emplacar como uma novidade entre o eleitorado.

Elve Cenci avalia que a vice-governadora Cida Borghetti, única mulher a figurar como pré-candidata no cenário estadual, tem poucas chances na disputa. Para o comentarista da CBN Londrina, a vice-governadora não tem força política suficiente para se eleger governadora.

Outro possível candidato ao Palácio Iguaçu em 2018 é o ex-governador Roberto Requião. Para Elve Cenci, apesar de ainda ser um nome forte no estado, o nome dele está muito relacionado ao PT. O comentarista da CBN Londrina avalia que o mais provável é que Requião, que tem uma rejeição forte entre parte do eleitorado do Estado, seja candidato mesmo ao Senado.

Em 2018 serão eleitos governadores, deputados federais, estaduais e senadores. No caso do Senado, estarão em disputa duas das três vagas, que atualmente são ocupadas por Roberto Requião, Gleisi Hoffmann e Alvaro Dias. Os dois primeiros encerram seus mandatos no ano que vem.

Comentários