QUINTA, 21/01/2021, 17:14

Família denuncia loja após suposto episódio de racismo envolvendo seguranças em Londrina

Jovem de 18 anos, que é negro, estava dentro de um carro no estacionamento, e teria sido constrangido pelos vigilantes enquanto os pais faziam compras no estabelecimento. Empresa nega as acusações.

Uma família do jardim Nova Esperança, na zona sul de Londrina, registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil por injúria racial contra a empresa Leroy Merlin, que tem uma loja na avenida Theodoro Victorelli, na região leste da cidade. O advogado Caio Jardini, que representa a família, também já apresentou uma ação na Justiça contra o estabelecimento por danos morais. O suposto episódio de racismo teria acontecido no último dia 31 de dezembro, mas veio à tona nesta quinta-feira (21). Em entrevista à CBN, o advogado conta que o filho, de 18 anos, resolveu ficar no carro, no estacionamento da loja, enquanto os pais faziam compras no interior do local. No momento em que mexia no celular, o jovem, ainda conforme Jardini, teria sido abordado por uma equipe de cinco seguranças. Apesar de garantir que estava ali apenas esperando pelo retorno da família, o rapaz teria sido constrangido e obrigado a descer do veículo pelos vigilantes. Abalado com a abordagem, o jovem se dirigiu até a loja, onde encontrou a sua mãe. Revoltada com a atitude dos seguranças, a família chegou a procurar a gerência para reclamar da situação, mas, de acordo com o advogado, nenhuma medida foi tomada de forma interna para apurar o caso.

 

O advogado conta, ainda, que a mãe do rapaz voltou à loja no dia 3 de janeiro, para buscar parte dos produtos que tinha comprado no último dia 31, e que, nesta segunda ocasião, ela também acabou sendo abordada e constrangida pelos seguranças.

 

Na avaliação de Jardini, os seguranças só agiram desta forma truculenta porque a família é negra e aparentava ser de um bairro pobre da cidade.

 

Ele também criticou a falta de atitude da loja, que, até o momento, não liberou para a família as imagens do circuito interno que podem comprovar a truculência cometida pelos seguranças.

 

Em nota enviada à CBN, a Leroy Merlin esclareceu que, no dia do episódio, a equipe de segurança se dirigiu até o estacionamento para verificar uma possível ocorrência após receber a denúncia de um cliente. A empresa garantiu que “toda a abordagem foi feita seguindo protocolos e registrada pelas imagens de segurança”, e que sempre tem procurado “melhorar o atendimento” nas unidades e reforçar o treinamento dos funcionários. Ainda no comunicado, a Leroy Merlin ressalta que a segurança dos clientes é uma prioridade, e que coíbe “firmemente qualquer forma de desrespeito”.

Por Guilherme Batista

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