Feirantes continuam esperando pela instalação de banheiros químicos em Londrina.
No mês passado, CMTU prometeu licitação para o aluguel dos equipamentos, mas, até o momento, benefício não saiu do papel.
As feiras livres de Londrina continuam sem banheiros químicos. O pedido pela implantação dos equipamentos foi feito pela categoria há cerca de um mês, mas, até o momento, não há data para que o benefício saia do papel. A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) chegou a prometer lançar uma licitação para o aluguel dos sanitários após ser notificada judicialmente. O poder público teria 90 dias para resolver o impasse, sendo que um dos três meses de prazo já se passou. Por meio da assessoria de imprensa, a CMTU tem informado apenas que está trabalhando no processo, e que ele será lançado em breve.
Enquanto isso, as feiras diurnas seguem sem o equipamento público. No mês passado, um empresário chegou a instalar por conta própria um banheiro químico na feira da avenida São Paulo, no centro, para atender feirantes e clientes, mas, após notificação por parte do município, ele teve que parar com isso.
A CBN apurou, ainda, que, após as cobranças, a fiscalização contra os feirantes teria ficado mais rígida. Alguns, inclusive, chegaram a ser multados nas últimas semanas.
Procurado pela reportagem, o feirante Silvio Costa, representante da categoria, disse que vai ser preciso recuar e esperar pelo cumprimento da promessa por parte da CMTU. Caso a companhia cumpra o prazo estabelecido no mês passado, após reunião com os trabalhadores, os banheiros químicos deverão ser instalados nas feiras até setembro deste ano.