QUARTA, 12/06/2024, 17:49

Festa do Milho de Santo Antônio da Platina é cancelada devido a quebra de safra

A iniciativa seria realizada nos dias 30 de junho, 01 e 02 de julho.

De acordo com os organizadores, com a falta de chuva, as plantações não produziram milho, se tornando inviável a execução do tradicional evento. As festividades seriam realizadas nos dias 30 de junho, 01 e 02 de julho.

Depois da quebra com a soja, os produtores rurais do Paraná esperavam recuperar um pouco desses prejuízos com a segunda safra de milho, mas parou de chover e as altas temperaturas prejudicaram o desenvolvimento das plantas.

Em algumas regiões do estado, o calor passou dos quarenta graus. Isso fez com que em muitas lavouras não houvesse nem a formação de espigas.

Segundo a Secretaria Estadual da Agricultura, 64% das plantações estão em boas condições. A expectativa era de uma colheita de 14 milhões e 200 mil toneladas, mas as estimativas já somam uma perda em torno de 5%.

De acordo com a meteorologista do IDR-Paraná, Ângela Costa, o cenário do cultivo do milho reforça o alerta para os cuidados com as mudanças climáticas.

A colheita do milho está programada para o final de junho e começo de julho, data bem superior ao programado para execução da festa em Santo Antônio da Platina, onde os organizadores já estão estudando outras alternativas para execução do evento ainda em 2024.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários