QUARTA, 10/07/2019, 14:41

Festival de Música de Londrina inicia com programação recheada para todos os gostos e estilos

Além das apresentações artísticas nos quatro cantos da cidade, evento oferece, mais uma vez, grade pedagógica com quase sessenta cursos e oficinas.

O londrinense pode até não ter percebido, mas o dia a dia da cidade começou a ficar diferente. Mais melódico, ritmado... Agradável de se acompanhar. Esse é o efeito da 39ª edição do Festival de Música de Londrina, que, a cada ano que passa, se consolida como um dos principais eventos do tipo de todo o país. A abertura solene, com regência do maestro Norton Morozowicz e solo do pianista Marco Antonio de Almeida, está marcada para esta quinta-feira, com apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná. O concerto tem início às oito e meia da noite do Teatro Ouro Verde. Já no sábado, também no Ouro Verde, será a vez da Orquestra Sinfônica da UEL executar um programa com obras de Tchaikovski sob a regência do maestro italiano Massimo Carraro.

E olha que essas duas apresentações são apenas algumas das inúmeras previstas na programação do festival. Até o próximo dia 25, diversos músicos e artistas vão passar pela cidade, com apresentações marcadas nos quatro cantos da cidade. Teatros, ruas, praças, bares, hospitais e até ônibus. Lugares diversos para concertos e shows voltados para todos os gostos e estilos. Quem destaca é a diretora pedagógica do festival, Magali Kleber.

O shopping Royal Plaza volta a receber, na próxima segunda-feira, a abertura do Kids Festival, com apresentações da Orquestra de Câmara da Rocinha, do Rio de Janeiro; da Orquestra Arte e Vida, de Arapongas; e da Associação Cultural e Recreativa Illuminare, de Rolândia. No Zerão, no próximo dia 21, às quatro e meia da tarde, tem apresentação da Orquestra Mundana Refugi, formada por profissionais de diversas etnias, que vieram para o Brasil como refugiados. Já para os dois últimos dias de festival, estão reservadas apresentações da Banda Sinfônica e do Coro do evento. Os concertos ocorrem nos dias 24 e 25, às oito e meia da noite, no Teatro Ouro Verde, sob as batutas de Lélio Alves e Mariana Farah.

A diretor do Festival de Música ressalta, ainda, que, além das apresentações artísticas, o evento oferece, mais uma vez, uma grade pedagógica com 57 cursos em seis módulos, ministrados por 49 professores de todo o país. Ela lembra que o festival já se tornou destino de músicos brasileiros e até estrangeiros que estão atrás de uma capacitação extremamente qualificada e barata. A expectativa é de que pelo menos oitocentos alunos participem das oficinas.

Os detalhes da programação da 39ª edição do Festival de Música de Londrina podem ser conferidos no www.fml.com.br. Os ingressos para os concertos podem ser adquiridos na Livraria Ciranda, na rua Professor Hugo Cabral, no centro da cidade, ou por meio da plataforma virtual Sympla. O site é o www.sympla.com.br. O festival até o próximo dia 25 de julho.

Por Guilherme Batista

Comentários