QUARTA, 28/07/2021, 14:30

Força-tarefa do Crea-PR fiscaliza barragens no Paraná

Ação intensificada irá fiscalizar quatro barragens na região de Londrina e ao todo 30 em todo Estado

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná iniciou neste mês uma força-tarefa de fiscalização de barragens no Estado. O pente fino vai vistoriar 30 barragens em todo o Paraná, sendo quatro delas na região de Londrina.  O objetivo principal é diminuir as chances de acidentes e desastres envolvendo este tipo de estrutura.

O serviço técnico de engenharia envolve manutenções e instalações, especialmente os documentos de serviços relacionados à segurança de barragens. É o que explica a gerente do Departamento de Fiscalização (Defis) do Crea-PR, Mariana Alice Maranhão.

A cidade está sem a documentação em dia e a Prefeitura de Londrina, por exemplo, pediu mais seis meses ao Instituto Água e Terra para contratar plano de segurança para barragens em Londrina.  

Já a força-tarefa fiscalização do Crea deverá terminar com relatório no final agosto.   No Paraná apenas três barragens de mineração, a maioria é de geração de energia ou até pequenas barragens de água, de irrigação, abastecimento e recreação, que fazem parte desse rol de inspeção de segurança, incluindo a barragem do Lago Igapó.

Por Guilherme Marconi

Comentários