TERCA, 23/02/2021, 17:03

Formado pela UEL, cientista da Nasa volta a Londrina para finalizar curso de astrobiologia para professores do Ensino Fundamental

Na avaliação do pesquisador, comunidade científica precisa simplificar o acesso da sociedade à informação e, assim, combater a onda de “fake news” e o negacionismo que se propagam país afora.

Ser cientista nos tempos atuais não é nada fácil. Imagine ter anos e anos de pesquisas e estudos sendo refugados por comentários mentirosos, desconexos e rasos, que reverberam praticamente em tempo real graças à velocidade das redes sociais. Na era das “fake news” e do negacionismo, a paciência virou uma das principais armas dos professores e pesquisadores. A CBN teve a oportunidade de conversar com um cientista que acompanha com preocupação o atual momento, mas que garante que é possível revertê-lo de forma simples, facilitando o acesso da sociedade à informação gerada pela chamada comunidade científica. O biólogo e pesquisador Ivan Glaucio Paulino Lima é um dos nomes mais respeitados de sua área no planeta: a astrobiologia, que estuda a origem do universo e da vida. O especialista, que hoje faz parte de um instituto de ciência ligado à Nasa, se formou na Universidade Estadual de Londrina e voltou ao município esta semana para finalizar um curso para professores do Ensino Fundamental. Em entrevista à reportagem, ele falou um pouco mais sobre esta iniciativa e fez uma avaliação de como a comunidade científica deve se portar diante de tanta desinformação.

Por Guilherme Batista

Comentários