QUINTA, 03/10/2019, 14:35

Fórum Desenvolve traz experiências bem-sucedidas para ajudar Londrina a traçar planejamento estratégico para os próximos anos

A intenção é envolver toda a comunidade londrinense num plano voltado ao desenvolvimento regional, levando em conta as principais qualidades da cidade.

O fórum desenvolve Londrina deu andamento nesta quinta-feira à série de atividades voltadas para o estudo atual da entidade, que envolve o planejamento estratégico da cidade para os próximos anos. A iniciativa passou pela realização de um debate com a presença de dois especialistas que conseguiram ajudar a mudar a realidade de duas localidades bem diferentes.

Um deles é o economista e governador do espírito santo por três mandatos, Paulo Hartung. Como agente público, ele ajudou a transformar o estado num dos mais prósperos do país.

Hartung garante que Londrina tem todas as condições de passar por essa mesma transformação. Tudo depende, entretanto, conforme ele, da formulação de diretrizes e propostas que, necessariamente, precisam ser tratadas como prioridade não só pelo poder público, mas também por toda a comunidade.

Planejamento levado à risca também pelo município de Itajaí, em Santa Catarina, que conseguiu traçar um caminho voltado ao desenvolvimento regional para até 2040. As diretrizes foram apresentadas durante o debate pela idealizadora do programa, Raquel Gastaldi. De acordo com ela, é preciso entender esse planejamento como uma união de esforços.

A presidente do Fórum Desenvolve Londrina, Cláudia Romariz, ressaltou a importância do debate para o andamento dos trabalhos da entidade, que pretende apresentar em dezembro um novo estudo voltado justamente para o planejamento estratégico do município.

Por Guilherme Batista

Comentários