SEGUNDA, 04/05/2026, 09:56

Frente fria derruba temperaturas e três cidades do Norte do Paraná registram as menores temperaturas do ano

Com 13,2ºC em Cornélio Procópio, 14,2ºC em Santo Antônio da Platina e 14,7 em Londrina, onda de frio intenso é resultado de passagem de frente fria

Pelo menos três cidades do Norte do Paraná registraram, nesta segunda-feira (4), as menores temperaturas de 2026. O resfriamento é resultado da passagem de uma frente fria seguida por uma massa de ar mais frio, que avançou sobre o estado e derrubou os termômetros, especialmente nas primeiras horas do dia, é o que explica o meteorologista do Simepar, Samuel Braun.

A tendência, no entanto, é de elevação gradual das temperaturas ao longo da semana, com predomínio de sol e máximas que podem chegar aos 30°C em algumas cidades. Mesmo assim, uma nova mudança no tempo já está no radar.

A previsão indica que o próximo fim de semana, incluindo o Dia das Mães, pode registrar as temperaturas mais baixas do ano até o momento, com a chegada de uma massa de ar polar mais intensa.

Fatores como ventos e umidade também influenciam na sensação térmica, mantendo a percepção de frio mesmo quando os termômetros registram temperaturas mais elevadas. O cenário reforça a chegada de um padrão típico de outono, com maior frequência de quedas de temperatura nas próximas semanas.

Por Paulo Andrade

Comentários