QUINTA, 01/07/2021, 10:00

Frio rigoroso provoca aumento de preços de verduras no Ceasa

Geadas desta quarta e quinta ainda não impactaram nos preços das hortaliças, produtos que têm menor procura no inverno

O Centro de Distribuição de Londrina registrou os primeiros reajustes sobre o valor de algumas verduras por conta do inverno mais rigoroso neste ano. A partir desta sexta-feira são esperados mais reajustes após a chegada de mais produtos e do impacto das geadas.

Segundo assistente técnico-administrativo da CEASA em Londrina, Luis Alberto, alguns itens já vêm de uma sequência de alta. É o caso do tomate já estava 12% mais caro e teve nova alta de 10% nesta semana, com a caixa sendo vendida a R$ 70,00 no atacado.

Outros produtos como a abobrinha, pepino, vagem e quiabo estão com preços em patamares elevados, conta o responsável pelo setor de cotação.

Segundo ele, as geadas desta quarta e quinta ainda não impactaram nos preços das hortaliças, produtos que têm menor procura no inverno. Luis Alberto também afirma que só a partir desta sexta-feira será possível medir se haverá um aumento expressivo.

Mesmo no frio, as frutas não tiveram alterações nos preços. Estão instaladas na Ceasa de Londrina 93 empresas atacadistas e existem ao menos 382 agricultores ativos que comercializam diretamente hortigranjeiros em espaço próprio no mercado. Em média, por dia, são comercializadas cerca de 1 mil toneladas de produtos na unidade de Londrina.

A cotação de todos os produtos está disponível no site da ceasa.pr.gov.br

Por Guilherme Marconi

Comentários