QUINTA, 19/10/2017, 20:03

Gaeco cumpre mandados de busca e apreensão em Londrina, Campo Mourão e Mauá da Serra

A Operação desta quinta-feira é um desdobramento da Publicano e investiga lavagem de dinheiro e empresas de fachada nas três cidades.

A operação foi realizada nesta quinta-feira pela manhã em três cidades do estado, Londrina, Mauá da Serra e Campo Mourão. Foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão e seis de condução coercitiva, expedidos pelo juiz da 3ª Vara Criminal de Londrina. O promotor Jorge Barreto, coordenador do GAECO em Londrina, destaca que 15 mandados foram cumpridos aqui em Londrina, três em Campo Mourão e um em Mauá da Serra. Barreto afirma que a Operação desta quinta-feira é um desdobramento da Publicano e investiga, entre outras coisas, a lavagem de dinheiro do esquema de corrupção descoberto na Receita Estadual.

Durante a operação, foram apreendidos computadores e documentos, além de duas armas de uso permitido. Segundo o Promotor, algumas das empresas seriam de fachada e outras seriam regulares, mas também seriam utilizadas para lavar dinheiro do esquema

Jorge Barreto afirma que as seis pessoas que foram conduzidas para prestar depoimento eram, ou ainda são, sócias de empresas supostamente ligadas ao esquema.

Iniciada em março de 2015, a Operação Publicano desarticulou uma organização criminosa formada por auditores fiscais da Receita Estadual, contadores e empresários que se uniram para sonegar impostos mediante o pagamento de propina. Além de corrupção, a Publicano combate crimes de falsidade de documentos e lavagem de dinheiro.

Por Marcos Garrido

Comentários