SEXTA, 27/10/2023, 14:00

Ganhadores do concurso Café Qualidade Paraná serão definidos após julgamento em Londrina

Os vencedores das categorias natural e cereja descascado serão anunciados no dia 30 de novembro, em Mandaguari

A prova de xícara dos lotes inscritos na 21ª edição do concurso Café Qualidade Paraná termina nesta sexta-feira (27) no Centro de Qualidade do Café do IDR-Paraná - Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater em Londrina.

Neste ano, 32 lotes foram inscritos (89 na categoria natural e 43 processados pelo método cereja descascado). Pela primeira vez na história do concurso há concorrentes de todas as zonas cafeeiras do Estado.

Os cafés são julgados pelo aroma, doçura, acidez, corpo, sabor, gosto remanescente e balanço da bebida com a metodologia da Associação de Cafés Especiais (SCA, na sigla em inglês).

Os vencedores serão divulgados no dia 30 de novembro, em Mandaguari, durante a solenidade de encerramento do concurso. Os finalistas classificados até o terceiro lugar têm garantida a venda do lote pela cotação da bolsa de valores brasileira no dia anterior (29), mais 50% de ágio.

O concurso é promovido pela Câmara Setorial do Café do Estado do Paraná, Seab (Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento), IDR-Paraná e Associação dos Engenheiros-Agrônomos de Londrina.

Por Juliana Takaoka

Comentários