QUARTA, 01/07/2026, 12:19

Geopolítica e energia

Por que a conta de energia vai ficar mais cara no segundo semestre? Rafael Lamastra explica

Na coluna O Assunto é Energia desta quarta-feira (01), o consultor Rafael Lamastra faz uma análise sobre o aumento da conta de energia para o segundo semestre. De acordo com o colunista, a diminuição das chuvas gera menor volume nos reservatórios das hidrelétricas, e com isso, as termelétricas entram em cena. Contudo, tal fonte de energia é mais cara.

Com tais fatores, a Agência Nacional de Energia Elétrica anunciou reajuste tarifário para as distribuidoras e declarou bandeira vermelha.  

Principais causas da alta

Além dos fatores climáticos, a guerra do Oriente Médio desorganizou o mercado subitamente. A cotação do Brent, que regula o preço mundial do petróleo, também registrou alta, impactando nos combustíveis que movem caminhões, navios e tratores que transportam alimentos. 

Atitudes que podem ajudar

Apesar da alta, Lamastra sugere algumas atitudes dentro de casa que podem ajudar a aliviar a conta de energia. Entre as dicas, banhos mais curtos, aquecedor regulado mesmo desperdício e carro usado com critério se destacam entre as medidas que podem ser efetivas. 

Confira a coluna na íntegra!

Por Rafael Lamastra

Comentários