QUINTA, 01/10/2020, 11:56

Geração de empregos em Londrina tem segunda alta consecutiva durante pandemia

Em agosto, o município teve saldo positivo de quase 1200 vagas

Pelo segundo mês consecutivo o saldo de empregos em Londrina fechou positivo. O município teve 5.586 admissões e 4.388 demissões em agosto. Ou seja, um saldo positivo 1.198 vagas. O número representa crescimento de 0,84% em relação ao saldo anterior de 371 empregos em julho. As informações foram divulgadas pela Nupea, núcleo de atividades econômicas da UTFPR com bases dados do Caged do Ministério da Economia.

O professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e consultor econômico Marcos Rambalducci informa que o saldo positivo não era esperado. Segundo ele, os números de Londrina têm consistência por que não estão concentrados em apenas um segmento da economia. Foram 365 contratações com carteira assinada no comércio, 332 no setor de serviços, 261 na indústria, 232 na construção civil e 8 na agropecuária.

Mesmo com a ligeira recuperação em julho e saldo positivo de empregos em agosto, Londrina ainda permanece com acumulado negativo de quase 4.100 vagas se comparado ao inicio do ano.  Mas o economista vê com otimismo os últimos números de empregos formais mostrados pelo Caged.

Marcos Rambalducci lembra que a recuperação na industria impulsiona os demais setores de comercio e serviços.

Na região Metropolitana de Londrina destaque no Caged para Rolêndia que fechou agosto com saldo de positivo de 556 vagas. Ao contrario de Londrina, as cidades de Cambé, Ibiporã e Arapongas que mais força no setor industrial também mantém saldo positivo de empregos em 2020 mesmo durante a pandemia.

Por Guilherme Marconi

Comentários