GM recebeu 43 denúncias de queima de fogos com barulho em Londrina na virada do ano. Seis das queixas culminaram em termos de constatação que foram enviados à Secretaria do Ambiente
Sema vai analisar os casos e decidir se responsáveis serão multados.
A Secretaria Municipal de Defesa Social divulgou durante a tarde desta terça-feira (2) o resultado da fiscalização feita pela Guarda Municipal contra a queima de fogos de artifício com barulho em Londrina durante a virada do ano, entre domingo (31) e segunda-feira (1º). A soltura de rojões com estampido é proibida por lei na cidade desde 2018.
Ao todo, a GM recebeu 43 denúncias no 153. Mas, do total de queixas, apenas seis terminaram na emissão de termos de constatação por parte das equipes. Agora, as ocorrências serão encaminhadas para a Secretaria Municipal do Ambiente, que vai ficar responsável por analisar os casos e definir possíveis multas.
Em alguns casos, segundo a Secretaria de Defesa Social, os denunciantes conseguiram registrar imagens e foram orientados a encaminhar os arquivos para a corporação. O material poderá ser utilizado para comprovar a infração e sustentar a lavratura dos autos de autuação por parte da Sema.
O valor da multa é de 500 reais e pode chegar a R$ 2 mil em caso de reincidência.
Vale lembrar que, no Natal, a GM recebeu seis denúncias de queima de fogos com estampido na cidade.
A CBN tentou contato com o Núcleo de Comunicação da prefeitura para possíveis entrevistas com algum representante da GM ou da Sema, mas foi informada que entrevistas só serão concedidas nesta quarta-feira (3).
Nós também procuramos o vereador Deivid Wisley (Republicanos), autor do projeto que deu origem à lei que proíbe a soltura dos fogos com barulho. Ele destacou a importância do trabalho da GM não só para punir os responsáveis, mas principalmente para conscientizar a população.