SEGUNDA, 25/02/2019, 06:55

Governador promete nomear chefes de órgãos estaduais de Londrina ainda neste mês

Hospitais, Detran e 17ª Regional de Saúde estão sem chefias desde o início do mandato de Ratinho Junior.

Com a troca do governo, alguns órgãos estaduais de Londrina tiveram a diretoria exonerada e os cargos estão em aberto. São eles: os hospitais das zonas norte e sul, Detran e 17ª Regional de Saúde. O governador Ratinho Junior disse que, a demora se deve a Reforma Administrativa, que reduziu de 28 para 15 secretarias. Segundo ele, vai representar uma redução significativa de custeio da máquina pública. O prazo final para a definição dos nomes termina nesta semana.

A intenção é que todas as novas contratações sejam definidas pelos novos secretários e dirigentes de órgãos públicos, de acordo com a orientação do governador para reduzir os custos e privilegiar a eficiência.

O decreto de exoneração de todos os ocupantes de cargos comissionados do Executivo estadual foi assinado no começo de janeiro e foi a primeira medida tomada pelo novo governo. O decreto também exonerou servidores públicos das funções gratificadas que ocupavam e definiu a saída dos ocupantes de cargos em comissão de vários órgãos do Estado, entre eles a Coordenação da Receita do Estado, Agência Paraná de Desenvolvimento, Paranaprevidência, Fundação Araucária e Tecpar. Apenas os atuais diretores das faculdades e universidades estaduais permaneceram nos cargos.

Para que os cargos em comissão que foram liberados possam ser novamente ocupados, o governo também editou um decreto enumerando todos os documentos que devem ser apresentados pelos futuros nomeados. A lista inclui documentos básicos de identificação, além de certidões fornecidas pela Justiça do Trabalho, Instituto de Identificação, Justiça Eleitoral, Justiça Federal, Polícia Federal e Secretaria da Fazenda.

O Paraná tem atualmente mais de 176 mil funcionários ativos. Deste total, 3.334 são comissionados.

Por Claudia Lima

Comentários