QUARTA, 25/01/2023, 14:43

Governo do Estado anuncia aporte de R$ 57 milhões para 60 instituições de Londrina e região

O montante será pago em parcela única para entidades como hospitais, clínicas e associações conveniadas que atende o Sistema Único de Saúde.

O secretário estadual de saúde, Beto Preto, anunciou o repasse de R$57 milhões para 60 instituições de assistência social e saúde que fazem parte da 17ª regional de saúde, que atende 22 municípios no norte do Paraná. O objetivo é conceder um aporte que equivale ao orçamento mensal de de cada uma instituição que atende serviços prestados pelo SUS (Sistema Único de Saúde).  O evento foi realizado nesta quarta-feira (25) no auditório da Associação Médica de Londrina, na zona sul, com a presença do prefeito de Cambé, Conrado Scheller, do prefeito de Ibiporã, José Maria Ferreira, da chefe da 17ª regional de saúde, Maria Lúcia Lopes e outras autoridades e gestores de saúde dos municípios do norte do Paraná. 

Beto Preto informou que as instituições de Londrina, por meio da secretaria municipal, já receberam o montante em parcela única e as demais entidades da regional devem receber o aporte até o dia 10 de fevereiro.  Segundo o secretário, o recurso também minimiza o impacto da falta de reajuste da tabela SUS nos últimos 14 anos.

Dentre as instituições elencadas em Londrina estão o Hospitais Santa Casa e Evangélico, o Hoftalon, Apae, Ilece, e os hospitais Santa Casa de Cambé, Cristo Rei em Ibiporã e São Rafael em Rolândia, que atendem pacientes com prestação de serviços do SUS.  O recurso transferido pelo Estado é referente a um mês do orçamento conveniado com cada entidade.

Para o secretário municipal de saúde, Filipe Machado, o incentivo dará um novo fôlego para a rede de instituições filantrópicas que fazem o suporte em atendimentos de saúde e assistencial social em Londrina.

Beto Preto anunciou ainda investimento para construção das três novas unidades de pronto atendimento 24 horas que serão construídas em Londrina, além do o novo Pronto Atendimento Municipal (PAM) de Rolândia.

A construção do novos prédios devem ser licitadas em 2023 e os terrenos foram defidos. Rua João Stringheta, no jardim São Pedro (zona leste); na avenida Guilherme de Almeida, 2.260, no parque Ouro Branco (região sul); e no final da avenida Saul Elkind, na altura do jardim Padovani (zona norte).

Por Guilherme Marconi

Comentários