QUINTA, 19/03/2020, 19:22

Governo do Estado decreta Situação de Emergência e determina fechamento de shoppings e academias por tempo indeterminado

Com novo boletim da Covid-19, Paraná agora soma 23 casos confirmados da doença.

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou, na tarde desta quinta-feira, mais nove casos do novo Coronavírus no Paraná. Todos em Curitiba. São cinco mulheres e quatro homens com idades entre 22 e 81 anos, que estiveram em São Paulo, Itália e Espanha. Com o novo balanço, o estado passa de 14 para 23 casos confirmados da Covid-19.

Segundo o secretário Estadual de Saúde, Beto Preto, outros casos confirmados em laboratórios privados precisam ser testados novamente. São ainda 200 casos notificados, além de 146 em investigação e 122 descartados.

Durante a entrevista coletiva, o secretário de Saúde anunciou ainda a decretação de Situação de Emergência em todo o território paranaense e a convocação de 360 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem aprovados em concurso público.

Com a medida, o Governo fica autorizado a dispensar de licitações os contratos para aquisição de bens necessários às atividades de resposta à crise. Além da prestação de serviços e obras relacionadas à questão.

Outro decreto, publicado nesta quinta-feira, determina o fechamento de shopping centers e estabelecimentos do tipo, além de academias e centros de ginástica. A medida vale por prazo indeterminado.

O Estado também emitiu um ofício às entidades que representam restaurantes, bares e similares com a recomendação para fechamento dos estabelecimentos até a meia-noite. O documento orienta ainda sobre a necessidade de intensificar a higienização e limpeza de áreas comuns, além de alertar para a separação entre os clientes de, no mínimo, um metro de distância.

Além do fechamento dos shoppings, o Governo já tinha determinado em decretos anteriores a suspensão das aulas nas escolas públicas e privadas e nas universidades públicas. O Governo também restringiu a entrada de ônibus de outros estados e do Distrito Federal; o uso de aeronaves oficiais para transporte de testes e emergências médicas.

Comentários