QUINTA, 16/12/2021, 17:16

Governo do Estado pode fechar convênio com municípios da região de Londrina para melhorar segurança no entorno das linhas férreas

Perigo para a travessia entre os trilhos voltou à pauta nas últimas semanas, depois do registro de dois acidentes com três mortes em Cambé e Rolândia.

O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, garantiu, em entrevista coletiva nesta quinta-feira (16), que deve tomar providências para melhorar a segurança no entorno das linhas férreas que cortam a região metropolitana de Londrina. O perigo para a travessia entre os trilhos voltou a ser reclamado pela população recentemente, depois do registro de dois acidentes fatais. Em um deles, no final do mês passado, mãe e filha morreram após terem o carro em que estavam atingido por um trem em Rolândia. Na outra ocorrência, registrada na última segunda-feira (13), um idoso de 84 anos morreu após ser atropelado por um trem em Cambé. Os acidentes aconteceram em passagens sem cancelas. Sandro Alex disse que vai estudar a possibilidade de fechar convênios com os municípios da região para, quem sabe, reforçar a sinalização nas proximidades das passagens. Ele também prometeu levar a demanda pessoalmente ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, uma vez que é a ANTT, a Agência Nacional de Transportes Terrestres, o órgão responsável por gerenciar as linhas ferroviárias em todo o país.

Nesta semana, a CBN também entrou em contato com a Rumo Logística, a empresa responsável pelas linhas de trem, para saber se alguma medida de segurança vai ser tomada em relação aos cruzamentos entre os trilhos. Em nota, a Rumo lamentou o registro dos acidentes, mas reforçou que a linha férrea é sempre preferencial e, por isso, a travessia pela ferrovia precisa ser sempre feita com atenção redobrada. A empresa destacou, ainda, que, segundo o Código Brasileiro de Trânsito, quem responde pela sinalização e pela construção de intervenções que podem melhorar a segurança de motoristas e pedestres nas passagens é o órgão responsável pela via rodoviária.
 

Por Guilherme Batista

Comentários