QUARTA, 05/08/2020, 19:27

Governo do Estado vai ampliar 10 novos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 no Honpar

O hospital está com 100% dos leitos de UTI na ala Coronavírus ocupados no momento. A expectativa é que em até 10 dias os leitos estejam funcionando.

O Hospital Norte Paranaense – Honpar em Arapongas está com os leitos de UTI para pacientes com Coronavírus ocupados na totalidade desde o mês passado.

No total, no chamado “Eixo Verde”, que é a ala de atendimento para pacientes com Coronavírus, são 20 leitos de UTI e 40 leitos de enfermaria, desses, 30 estão ocupados.

Diante disso, o governo do estado anunciou que foram disponibilizados 10 novos leitos de UTI para pacientes com a Covid-19, totalizando 30 leitos de UTI para o tratamento de pacientes com a doença.

De acordo com o diretor administrativo do Honpar, Montgomery Benites, o contrato é uma parceria, o hospital entra com os leitos e profissionais, e o governo com medicamentos para sedação, respiradores e monitores.

A expectativa é que em até 10 dias os leitos já estarão disponíveis para atendimento à população. A ampliação dos leitos é por tempo indeterminado.

O Honpar é uma entidade particular sem fins lucrativos que firmou convênio com o governo do estado e atende ainda aos pacientes que não são suspeitos ou com diagnóstico de Coronavírus.

A unidade tem 300 leitos de enfermaria na ala comum que tem acesso totalmente separado da ala de pacientes com a Covid-19, desses 150 estão sendo utilizados nesse momento. Há ainda outros 63 leitos de UTI na ala comum, desses ao menos 40 estão sendo utilizados.

Em nota a Secretaria Estadual de Saúde confirmou a ampliação dos leitos e reforçou que:
“A medida faz parte da estratégia de implantação de leitos exclusivos para o enfrentamento da Covid-19, que foi desenhado pela Sesa desde o início da pandemia, considerando a demanda na rede hospitalar.

Não é, portanto, nenhuma novidade, uma vez que o Estado fez a previsão deste aumento de leitos de forma gradativa, em todas as regiões do Paraná. Hoje são 1.074 leitos de UTI abertos apenas para atender pacientes com Coronavírus. Em quatro meses, o Paraná abriu próximo daquilo que foi habilitado em 30 anos.”

Por Bruno Carraro

Comentários