SEGUNDA, 31/10/2016, 19:25

Governo do Paraná consegue reintegração de posse de últimas escolas ocupadas em Londrina

Segundo o Núcleo de Educação, as desocupações estão previstas para começar nesta terça-feira (1).

Londrina ainda tem 11 colégios estaduais ocupados por estudantes que protestam contra medidas como a PEC 241 e a Medida Provisória de reforma do ensino médio. Entretanto, o governo do Paraná conseguiu da Justiça mandados de reintegração de posse contra todas essas unidades.

De acordo com a chefe do Núcleo de Educação na cidade, Lucia Cortez, um oficial de justiça começará a comunicar os alunos na manhã desta terça-feira (1). A decisão abrange unidades como o Colégio Estadual Doutor Gabriel Martins e o Colégio Estadual José de Anchieta.

Ao mesmo tempo em que as ocupações perdem força, os professores da rede estadual voltam da greve nesta terça. Perguntada se os dois movimentos fizeram com a que conclusão do ano letivo fique para 2017, a chefe do Núcleo disse que “ainda não sabe”, mas ponderou que isso depende da situação de cada escola.

Também conforme Lucia Cortez, desde a última semana não há mais colégios ocupados em Londrina que irão receber as provas do Enem. Com isso, foi cumprido o prazo dado pelo Ministério da Educação de que as desocupações desses locais ocorressem até 31 de outubro.

Já estudantes ligados às ocupações pretendem continuar com a mobilização. Eles marcaram um protesto para o fim da tarde desta terça-feira na rotatória das avenidas JK e Higienópolis. No Facebook, porém, somente oito pessoas haviam confirmado presença no ato até o começo da noite dessa segunda-feira (31).

Comentários