QUARTA, 10/05/2017, 19:20

Graer de Londrina está desde dezembro sem o helicóptero que faz o serviço policial

Segundo comandante da unidade, outra aeronave deve ser enviada para a cidade na próxima semana.

O Capitão Gustavo Haustein, comandante da base do Graer em Londrina, afirma que em dezembro o helicóptero da Polícia Militar foi cedido para a Operação Verão, no litoral do estado, e que retornaria após o carnaval, prazo que acabou sendo adiado por conta da decisão da PM de trocar o helicóptero aqui da base norte por outro modelo. O capitão afirma que isso também acabou retardando o processo, já que a equipe do Graer vai precisar passar por um treinamento com a nova aeronave. A previsão segundo o comandante do Graer, é de que o helicóptero chegue a Londrina na próxima semana.

O Capitão Haustein explica que o helicóptero da PM que estava em Londrina tinha duas atividades, de transporte médico e serviço policial. E que a partir da chegada do helicóptero do Samu, em novembro do ano passado, a aeronave da PM passou a fazer somente a parte policial. O capitão afirma que, por isso, foi decidida a troca, e que a aeronave que vai chegar atende perfeitamente as necessidades da região.

Londrina foi a primeira cidade do interior do Estado a sediar uma base do Batalhão de Operações Aéreas, que ficou conhecido mesmo como Graer, que era a primeira estrutura de operações policiais aéreas criada pelo governo do estado e que reunia policiais militares e civis. Segundo o capitão, a base norte do Graer tem atualmente 5 pilotos, todos oficiais da Polícia Militar, incluindo ele, que é piloto de avião. Além disso, são 5 tripulantes, entre soldados, cabos e sargentos, que fazem o trabalho ostensivo armado nas operações aéreas. A base Norte foi criada em 2012 e atende 100 municípios do Norte e Norte Pioneiro, onde vivem quase 2 milhões de pessoas.

Comentários