Greve dos bancários irá começar em unidades da área central de Londrina
De acordo com sindicato da categoria, a expectativa é de que, durante a semana, o movimento se amplie para agências de outras regiões da cidade.
Bancários de Londrina cruzam os braços a partir desta terça-feira (6). A greve da categoria segue um movimento nacional e foi definida em assembleia na última semana. Segundo a presidente do Sindicato dos Bancários de Londrina e região, Regiane Portieri, ainda não há uma estimativa sobre quantas agências fecharão as portas no primeiro dia de mobilização, mas a expectativa é de que as primeiras unidades impactadas pela greve serão as do centro da cidade.
A sindicalista pediu paciência aos usuários dos bancos. Regiane Portieri projetou ainda que, pela experiência que teve na greve de 2015, os caixas eletrônicos não terão problemas de desabastecimento.
Entre as propostas defendidas pelos bancários está a de estabelecer dois turnos de trabalho de cinco horas nas agências. Para a presidente do sindicato, essa medida ajudaria tanto a população que precisa dos serviços quanto os próprios funcionários.
A pauta apresentada aos bancos pelos profissionais também pede reajuste salarial de 14,78%, que engloba o índice da inflação, mais 5% de aumento real. No entanto, na última rodada de negociações, a entidade que representa os banqueiros ofereceu uma recomposição de 6,5%.