TERCA, 03/02/2026, 09:50

Guarda Municipal intensifica ações nas antigas casas da Aeronáutica para coibir usuários de drogas

Imóveis foram repassados para o Hospital de Olhos de Londrina (Hoftalon) em novembro do ano passado. Defesa Civil interditou algumas casas por risco de desabamento

A Guarda Municipal tem realizado ações com maior frequência nas antigas casas da Aeronáutica, localizadas na esquina da Rua Bagatelle com a Avenida Santos Dumont, em frente à Praça Nishinomiya, no Jardim Aeroporto. O foco das ações está no combate ao tráfico e ao consumo de drogas no local.

De acordo com o secretário de Defesa Social, Felipe Juliani, as operações têm apoio de outros grupos operacionais da Guarda Municipal (GM) para coibir a presença de usuários de drogas.

Juliani ainda afirmou que, devido às condições precárias das estruturas do local, alguns imóveis precisaram ser interditados pela Defesa Civil.

O secretário ainda pediu a colaboração dos vizinhos e das pessoas que passam pelo local, para que, assim que perceberem alguma movimentação estranha, liguem para a GM por meio do telefone 153.

Os 17 imóveis têm mais de 40 anos e eram usados por integrantes da Aeronáutica quando havia equipes morando na cidade. Em 2021, as casas foram entregues ao município com a promessa de que a estrutura seria reformada e destinada a projetos sociais da Secretaria Municipal do Idoso. A Prefeitura desistiu de utilizar os imóveis e, em 2024, eles foram repassados à Secretaria do Patrimônio da União (SPU).

Depois de um tempo de negociação, a Superintendência do Patrimônio da União no Paraná destinou o terreno para o Hospital dos Olhos de Londrina, o Hoftalon, que vai utilizar o espaço para a construção de um novo hospital.

O terreno de 7 mil m² está sob responsabilidade da administração do Hoftalon desde novembro do ano passado, quando foi assinada a doação para a instituição filantrópica. A reportagem procurou a assessoria do hospital, mas, até o fechamento desta matéria, não obteve retorno.

Por Paulo Andrade

Comentários