Hemocentro do HU lança Campanha Junho Vermelho para conscientizar sobre a importância da doação de sangue em Londrina
Iniciativa começou a partir de solenidade na Câmara de Vereadores. Autoridades presentes sugeriram criação de lei para permitir que empregados faltem ao trabalho para doar sangue na cidade.
O Hemocentro do Hospital Universitário (HU) de Londrina lançou nesta quinta-feira (1º) a Campanha Junho Vermelho, que tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de sangue. O lançamento foi realizado a partir de uma solenidade durante sessão ordinária da Câmara de Vereadores. O diretor do Hemocentro do HU, Fausto Trigo, lembrou que, recentemente, a unidade ampliou o horário de funcionamento para todo o dia na tentativa de atrair mais doadores. No entanto, segundo ele, as pessoas costumam ir doar somente aos sábados, uma vez que trabalham de segunda a sexta-feira. É como se o Hemocentro, de acordo com Trigo, passasse cerca de 20 dias úteis ocioso todos os meses, e tendo que atender praticamente toda a demanda em poucos dias.
O Hemocentro do HU atende 22 hospitais de toda a região norte do estado e, mais uma vez, sofre com a falta de sangue nos estoques. A procura, que já é rotineiramente pequena, costuma diminuir ainda mais com a chegada do inverno. Fausto Trigo destacou a importância de as doações serem realizadas ao longo de todo o ano e propôs um acordo aos doadores: que eles procurem a unidade apenas no mês do aniversário, mas que levem, nesta ocasião, amigos e familiares para doarem junto.
A superintendente do HU, Vivian Feijó, elogiou o comprometimento de toda a equipe do Hemocentro e, assim como Trigo, lamentou o fato de os doadores procurarem a unidade somente aos finais de semana. Ela aproveitou que estava na Câmara para sugerir aos vereadores a criação de uma lei municipal para permitir que os empregados faltem eventualmente ao trabalho para doar sangue na cidade.
O Hemocentro do HU funciona das 8h às 18h30 de segunda a sexta-feira e das 8h às 17h30 aos sábados. O telefone da unidade para mais informações é o 3371-2218.