SEGUNDA, 12/06/2017, 19:53

Histórias de Londrina, entidades e associações que ajudaram no desenvolvimento da cidade e da região são contadas em livros reportagens ou por meio do Repórter da História CBN

A última edição, o 5º livro da Rádio CBN Londrina conta os 80 anos da Acil.

A Rádio CBN Londrina lançou no último dia 8 de junho, durante a festa de 80 anos da Associação Comercial e Industrial de Londrina – Acil o 5º livro produzido pela emissora.

Uma história contada pelo jornalista e escritor Widson Schwartz que passa a nossa memória desde o início até hoje todo o conhecimento que adquiriu e buscou durante o “Repórter da História CBN – Acil 80 anos”. Do programa às páginas que tiveram vida com fotos e fatos registrados nessa trajetória que se mistura a de Londrina.

A CBN Londrina, além de ter os cinco livros: Terra de Riquezas 1 e 2, Rio Tibagi, 80 anos de Londrina, e o mais novo Acil 80 anos,  contou outras histórias que ficaram registradas em áudios para sempre como o da Santa Casa de Londrina, a cidade da Cambé e os 70 anos da Sociedade Rural do Paraná por meio do Repórter da História CBN.

Schwartz conta que o início do resgate da história do que compreende Londrina e região foi com os 70 anos do município.

Para Widson a palavra “Juvenilidade” usada na abertura temática do livro da Acil mostra que apesar de ser nova a cidade possui um desenvolvimento significativo com participação de uma das entidades que tem a história bem ligada a de Londrina, isso se contabilizarmos os anos e até a participação nesse crescimento.

Para o diretor geral das rádios CBN, Globo e Ayoba Londrina, Amarildo Lopes, as edições impressas e o próprio programa “Repórter da História CBN” em suas várias edições têm sido um resgate da memória de pioneiros que participaram ou fizeram entidades e importantes associações ao longo dos anos.

Amarildo lembra que edições anteriores como o “Londrina Terra de Riquezas”, o livro passou a ser um portfólio da cidade. Assim o crescimento da cidade fica representado em números e oportunizou que esse conhecimento fosse levado para fora.

Para o Presidente da Acil, Claudio Tedeschi, o livro é uma memória viva, justamente por chegar aos 80 anos com personagens do início dessa trajetória presentes como fontes diretas para esse documento.

O livro “Acil 80 anos – O espírito empreendedor voando sempre mais alto” tem 7 mil exemplares.     

Comentários