SEGUNDA, 09/01/2023, 14:50

Hospital Evangélico e Santa Casa vão receber R$ 14 milhões do Governo do Estado para continuidade do atendimento pelo SUS em Londrina

 Instituições chegaram a informar nos últimos meses que não tinham mais condições de realizar consultas em certas áreas, como a pediatria e a ortopedia, por exemplo.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, confirmou, em entrevista coletiva nesta segunda-feira (9), que a autarquia já recebeu os R$ 14 milhões reservados pelo Governo do Estado para atender de forma emergencial instituições que atuam atendendo casos de média e alta complexidade em Londrina. O envio dos recursos tinha sido revelado pelo secretário estadual de Saúde, Beto Preto, no final de semana.

Machado confirmou que os recursos serão encaminhados, principalmente, para os dois principais hospitais filantrópicos da cidade, Hospital Evangélico e Santa Casa, que chegaram a anunciar nos últimos meses que não tinham mais condições de realizar atendimentos em certas áreas. No caso do Evangélico, a dificuldade tinha relação com o acompanhamento das gestantes de alto risco. A Santa Casa, por sua vez, chegou a suspender as escalas de plantão nas áreas da pediatria e da ortopedia, ao longo do ano passado, por conta das dificuldades. Em dezembro, por exemplo, a instituição passou várias semanas sem ortopedistas no pronto-socorro.

O secretário municipal de Saúde ressaltou a importância do envio de mais recursos, destacando que vai ser possível resolver ao menos os problemas mais pontuais e críticos enfrentados pelos hospitais.

Machado garantiu ainda que os recursos devem ser repassados às instituições ainda no mês de janeiro.

Comentários