Hospital Universitário de Londrina é o primeiro do país a autorizar visitas de familiares a internados com coronavírus
Ida de parentes é guiada por uma equipe multidisciplinar, responsável por humanizar atendimento de contaminados. Iniciativa conta, ainda, com ligações telefônicas e entrega de cartas.
Pacientes com coronavírus internados no Hospital Universitário de Londrina têm recebido um tratamento mais humanizado. Desde junho uma equipe multidisciplinar da instituição tem acompanhado os familiares em visitas guiadas aos infectados. O HU de Londrina é o primeiro hospital do país a permitir este contato maior entre parentes e doentes. A coordenadora do projeto, Aparecida Ramalho, explica que os visitantes recebem uma série de orientações sobre como se portar dentro do hospital, e também o que fazer para se higienizar corretamente antes de chegarem em casa. Segundo ela, os familiares usam, durante a visita, uma roupa própria para proteção, e, dependendo do quadro de saúde dos entes queridos, são autorizados a vê-los por uma porta de vidro ou até ter um contato mais direto. Esta interação, conforme a coordenadora, já se mostrou crucial para a recuperação de muitos pacientes.
Aparecida afirma que o projeto também conta com outros tipos de ferramentas para aproximar os pacientes dos familiares. A principal delas é a ligação telefônica. Todos os dias, as equipes ligam para os parentes dos infectados com o objetivo de repassar a eles a atualização do quadro de saúde dos entes queridos. O HU deixou, ainda, um número de telefone à disposição dos familiares para que eles também possam ligar atrás de informações. Somente no mês passado, mais de 1.800 ligações foram atendidas. Além disso, o projeto conta com a exibição semanal de números musicais tanto para os atendidos como para os funcionários.
Outra iniciativa bastante importante, segundo a coordenadora, envolve a entrega de cartas aos doentes com mensagens de amor e carinho dos entes queridos.
O resultado do projeto responsável por humanizar o atendimento dos infectados pelo coronavírus foi transformado em uma exposição pelo HU. A partir desta terça-feira, as ações vão estampar os corredores de diversos setores do hospital. A iniciativa faz parte das homenagens referentes ao Dia do Servidor, comemorado no próximo dia 28 de outubro.