SEGUNDA, 22/07/2024, 07:02

Hospital veterinário da UNIFIL renova parceria com o IAT para o atendimento de animais silvestres

O novo contrato vale por cinco anos. Só em 2024, 660 animais foram atendidos em Londrina.

O Instituto Água e Terra (IAT) e o Centro Universitário Filadélfia (Unifil), de Londrina, renovaram o convênio que permite a continuidade do funcionamento do Centro de Atendimento à Fauna Silvestre (CAFS). A parceria existe desde 2020 e o novo contrato tem validade de cinco anos, como detalha o reitor da Unifil, Eleazar Ferreira.

Neste período, o investimento na unidade, que foi a primeira implantada no estado, vai ser de R$ 2 milhões.
Atualmente, existem quatro CAFS em funcionamento no Paraná. Eles são responsáveis pelo atendimento médico-veterinário à fauna silvestre nativa e exótica resgatada, vítimas de acidentes ou maus-tratos. Além de Londrina, há unidades em Guarapuava, Maringá e Cascavel. Segundo o governo, um quinto espaço será implementado no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, ainda neste ano. 

Na unidade de Londrina, que atende a demanda de 26 cidades da região, 660 animais já foram beneficiados por tratamento veterinário apenas no primeiro semestre de 2024.

A orientação é que ao avistar algum animal silvestre ferido, as pessoas entrem em contato pela Ouvidoria do Instituto Água e Terra ou com o Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde, da Polícia Militar do Paraná. Além de receber e tratar esses animais, o serviço tem o objetivo de devolver a espécie para o habitat natural.

Por Claudia Lima

Comentários