TERCA, 21/01/2020, 18:09

IAP afirma que não existe mau cheiro na região sul de Londrina

Mas a queixa dos moradores ainda permanece, especialmente vizinhos de hospital da região.

O mau cheiro na região sul de Londrina ainda é constante, os moradores convivem há anos com o problema que nunca é solucionado pela prefeitura e órgão ambientais.

As denúncias acontecem há pelo menos 20 anos. Normalmente o odor é percebido no período da manhã e fim de tarde. E tem constância alternada, com semanas de intenso mau cheiro e outras não. Algumas vezes foram identificados os poluidores, não é apenas um, variam entre laticínios, processadores de animais, fábricas de ração.

O ouvinte Anderson Moreira, é morador do Parque Ouro Branco, ele diz que há seis anos a situação é a mesma. O odor acontece na madrugada, e é tão forte que provoca dores de cabeça. Ele já denunciou o problema e nada está sendo feito.

No fim do ano passado nossa reportagem acompanhou a situação em três bairros, onde a incidência do mau cheiro foi motivo de muitas reclamações, que são o Conjunto Jamile Dequech, o União da Vitória e o Jardim Franciscato, todos na zona sul.

A solução definitiva nunca acontece, e nem mesmo uma fiscalização mais rigorosa.

Procuramos a SEMA, que transfere o problema para o antigo IAP, agora Instituto Água e Terra de Londrina. Segundo o Secretário Municipal do Ambiente, José Roberto Behrend, o instituto é responsável por esta fiscalização e multa, isso porque é caso de grande recorrência de atividade licenciada pelo estado. O que significa que, após inúmeras reclamações de mau cheiro e notificações iniciais serem feitas pela SEMA, a demanda precisou ser repassada para o IAP, já que é o órgão estadual que libera a licença de atividade para as empresas desse porte. E só assim, podem ser tomadas medidas mais duras de fiscalização e possíveis multas ou cassação da licença.

O Instituto Ambiental do Paraná – IAP enviou a seguinte nota:

“O Instituto Água e Terra de Londrina - antigo IAP informa que não recebeu nenhuma reclamação de mau cheiro recentemente. Técnicos realizaram vistoria e não identificaram nenhuma irregularidade e nem mau cheiro no entorno. ”

Nossa reportagem enviou novamente a denúncia ao IAP, que deverá apurar o problema na região com fiscais durante a madrugada para constatar de onde vem o mau cheiro.

Comentários