SEGUNDA, 14/12/2020, 06:45

IBGE aponta crescimento no comércio paranaense pelo sexto mês consecutivo

Houve incremento de 1,1% em outubro, na comparação com setembro. O cálculo inclui as vendas de veículos e materiais de construção.

Depois de duas quedas, em março e abril, o comércio paranaense vem retomando o crescimento com regularidade. De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada pelo IBGE, outubro foi o sexto mês consecutivo de avanço. Os crescimentos foram de 27,2% em maio, 3% em junho, 0,5% em julho, 3% em agosto e 1,1% em setembro. O economista Sidnei Pereira propõe uma retrospectiva para entendermos o contexto do momento.

Mas, comparando Outubro de 2020 ao mesmo mês de 2019 houve 4,7% de crescimento no comércio do Paraná. Um índice que traz expectativas boas para o próximo ano. As vendas foram puxadas por móveis (41,4%), eletrodomésticos (22,5%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (12,9%), hipermercados e supermercados (8%), materiais de construção (6,1%) e itens de uso pessoal e doméstico (6%). O destaque negativo ficou por conta da venda de veículos, motocicletas, partes e peças, que caiu 0,4% em outubro, sexta queda de 2020.

Para que o crescimento siga de forma sustentável, o economista Sidnei Pereira reforça que é preciso cuidar das questões sanitárias.

No acumulado, comércio do Paraná ainda registra perda na comparação dos dez primeiros meses deste ano com os dez primeiros meses do ano passado no balanço acumulado, com índice de -0,9%.

Por Livia de Oliveira

Comentários