IBGE reforça equipes com 132 novos recenseadores para continuidade dos trabalhos em Londrina.
Até o momento, apenas 12% dos 200 mil domicílios foram visitados pelas equipes do Censo. Trabalho deve ser concluído até o final de outubro.
O trabalho do Censo do IBGE ganhou um reforço de 132 novos recenseadores em Londrina nesta semana. As equipes, que finalizaram os treinamentos na última sexta-feira (19), já estão aptas para somar esforços aos 380 profissionais que estão nas ruas desde o início do mês coletando informações importantes junto à população. Até o momento, apenas 12% dos 200 mil domicílios foram visitados pelas equipes. Apesar disso, o IBGE manteve para o final de outubro o prazo para a conclusão dos trabalhos. As informações são do coordenador da entidade no município, Fabio Fujimoto.
Ele lembrou que os recenseadores estarão sempre uniformizados, com o colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação com QR Code e um celular com internet para a coleta dos dados. Caso surja alguma dúvida durante o questionário, o entrevistado poderá checar se o profissional está habilitado nos canais oficiais do IBGE.
O levantamento realiza uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira e permite traçar um perfil socioeconômico do país. O questionário simples tem 27 perguntas e o ampliado 77, mas apenas 10 mil pessoas irão responder o formulário mais detalhado. As informações do Censo são essenciais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos públicos e privados. Além de saber exatamente qual o tamanho da população, o Censo tem o objetivo de levantar dados sobre as características dos moradores, como idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico, entre outras informações. Programado para acontecer em 2020, o Censo está sendo realizado com dois anos de atraso por conta da pandemia de coronavírus e de cortes orçamentários.
Com a colaboração de Guilherme Marconi.