SEGUNDA, 06/08/2018, 06:25

III Encontro Paranaense de Apoio à Adoção será em setembro em Londrina

Atualmente, 225 pessoas ou casais estão na fila de espera por um filho e 38 crianças e adolescentes estão aptos a serem adotados.

Londrina vai sediar o III Encontro Paranaense de Apoio à Adoção: cuidado, afeto e família, um direito de toda criança e adolescente. O evento será nos dias 7 e 8 de setembro no Hotel Crystal e é voltado à pessoas que querem adotar, para quem já adotou e interessados em saber mais sobre o assunto. Gilmara Lupion Moreno, membro da Organização Não Governamental (ONG), Grupo de Apoio à Adoção Trilhas de Afeto explica que, na programação, terá atividades desenvolvidas por juízes, promotores, profissionais das áreas de psicologia, direito, serviço social e pedagogia.

A intenção é proporcionar uma troca de experiências e discutir o assunto com as pessoas que estão envolvidas com casos de adoção de crianças e adolescentes.

As inscrições custam R$ 100 por pessoa e podem ser feitas pelo site www.sympla.com.br/iii-encontro-paranaense-de-apoio-a-ação_305032.

A juíza Camila Gutzlaff Cardoso, da 1ª Vara da Infância e Juventude de Londrina afirma que, atualmente, 225 pessoas estão habilitadas para a adoção e 38 crianças e adolescente estão aptos a serem adotados. A juíza destaca que o maior desafio hoje é com a restrição de perfil de adotas.

A juíza explica quais são os critérios de escolha da pessoa ou casal que pode adotar um filho. Os tramites são rigorosos e os candidatos são orientados por profissionais.

O tempo de espera na fila de adoção em Londrina depende da “complexidade” do pedido e exigências do adotante. Quanto mais restrições, mais demorada é a chegada da criança.

Por Claudia Lima

Comentários