QUARTA, 27/07/2022, 10:10

Índice de infestação do mosquito da dengue tem queda expressiva em Londrina

É o que apontou o 3º LIRA, levantamento de infestação do mosquito, realizado pela vigilância sanitária na cidade.

O 3º Lira, Levantamento Rápido de Infestação do Aedes Aegypti, divulgado nesta quarta-feira (27) apontou queda de incidência de focos do mosquito da dengue em Londrina. O índice geral ficou em 1,4%, ou seja, a cada 100 imóveis vistoriados, quase 2 apresentavam foco do mosquito.

O levantamento anterior, realizado no começo de abril deste ano, apontava um índice de 7,8%, ou a cada 100 imóveis, quase 8 foram notificados.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Felipe Machado, desde a divulgação do segundo levantamento, as equipes de endemias intensificaram os trabalhos de fiscalização e notificações. A aplicação do fumacê nas localidades com maior número de casos e de focos do mosquito e os mutirões aos sábados, com a limpeza de terrenos públicos e quintais, também colaboraram para a diminuição dos números.

A região sul de Londrina apresentou a maior média de focos do mosquito: 1,70%. A região norte ficou em segundo na média 1,30%, seguida das regiões leste e oeste, com 1,29% e por último o centro, com 1,21%.  

Alguns bairros, como os jardins Santos Dumond, Franciscato e Marabá, que apresentaram índices acima de 10%.
O índice de 1,4% ainda não é o ideal. O Ministério da Saúde classifica como satisfatório o índice abaixo de 1%. Entre 1% e 3,9%, é considerado estado de alerta para um cenário de epidemia. 

Comentários