Índice de negativados cresce 5% em outubro em Londrina
Por outro lado, cresceu em 8% o número de londrinenses que limparam o nome.
Dados do Sistema de Proteção ao Crédito da ACIL (SPC/ACIL), referentes ao mês de outubro, indicam que a quantidade de consumidores que tiveram o nome incluído no cadastro de negativados teve elevação de 5%, na comparação com o mesmo período do ano passado, e aumento de 5,1%, considerando os 10 meses deste ano.
Já a quantidade de consumidores que conseguiram quitar ou renegociar suas dívidas atrasadas apresentou queda de 2% em comparação com outubro do ano passado. Mas, em uma perspectiva anual, o número de pessoas que limparam o nome continua positivo, com 8% a mais de consumidores deixando o cadastro de negativados.
Para os dois últimos meses do ano, a expectativa é que o número de pessoas que vão conseguir recuperar o acesso a crédito, saindo da inadimplência, cresça de maneira proporcional ao saldo positivo de empregos formais. De acordo com o professor Marcos Rambalducci, consultor econômico da ACIL, a recuperação de empregos formais ajuda neste otimismo e queda da inadimplência.
Vale lembrar que Londrina teve um saldo de 1.153 contratações no mercado de trabalho em setembro, segundo o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), o melhor desempenho do Paraná.