QUINTA, 26/07/2018, 20:50

Infestação do mosquito Aedes aegypti chega a 1,6%, e Secretaria de Saúde entra em alerta contra a dengue em Londrina

Quase 150 dos nove mil imóveis inspecionados apresentaram focos.

A Secretaria Municipal de Saúde apresentou nesta quinta-feira os novos números de infestação do Aedes aegypti em Londrina. O Lira, índice rápido que revela a presença do mosquito, chegou a 1,6%. O índice é bem menor que os 4,7% registrados entre abril e maio, mas o triplo dos 0,4% do mesmo período do ano passado.

Como ficou acima de 1%, o levantamento fez a Secretaria Municipal de Saúde entrar em alerta contra a dengue na cidade, principalmente na área central, que, nos arredores do Moringão, por exemplo, registrou índices de infestação de mais de 16%.

A diretora de Vigilância e Saúde da secretaria, Sônia Fernandes, destaca que as equipes do município já começaram a visitar as áreas mais preocupantes pra eliminar os focos e, principalmente, tentar conscientizar a população sobre a importância de se manter as casas livres de água parada.

Até agora no ano Londrina registrou 16 casos de dengue. Cerca de 170 continuam em investigação na secretaria. Apesar de o número ser pequeno, Sônia defende o acompanhamento constante em todo o município, que só não foi muito afetado este ano, segundo ela, por conta da vacinação de parte da população e da circulação de apenas um sorotipo do vírus.

Comentários