Infraero rebate reclamação de lojistas do Aeroporto de Londrina dizendo que ofereceu descontos de até 50% no valor dos alugueis
Concessionários, por outro lado, garantem que “pacote emergencial” passou longe de atender aos anseios dos estabelecimentos, que registraram, desde o início da pandemia, uma queda de mais de 90% no movimento
A administração da Infraero em Brasília enviou uma nota à CBN nesta terça-feira com um longo posicionamento sobre a manifestação realizada pelos lojistas do Aeroporto Governador José Richa, em Londrina. Os concessionários passaram todo o dia com os estabelecimentos fechados em protesto contra a falta de apoio da empresa durante o período da pandemia de coronavírus.
Por outro lado, a Infraero garantiu na nota que desde março, quando o surto teve início no país, conta com um “pacote comercial emergencial”, cujo objetivo, segundo a empresa, é “assegura de forma responsável as consequências imprevisíveis da pandemia, bem como a mitigação de prejuízos entre as partes”.
Ainda conforma a note, a proposta dá tratamento isonômico a clientes e lojistas, ofertando “ações objetivas para enfrentar os prejuízos que poderiam advir de eventuais restrições de funcionamento de estabelecimentos comerciais por força de decisões governamentais”.
Até agora, de acordo com a Infraero, as medidas de contingenciamento oferecidas envolvem a prorrogação no vencimento dos boletos mensais até o final deste ano, e a redução de 50% no valor do aluguel entre os meses de abril e agosto. Esse desconto cairia para 30% em setembro e outubro, e para 20% em novembro e dezembro. A empresa também autorizou a prorrogação do prazo da vigência dos contratos comerciais, que foram afetados pela pandemia, em quatro meses. Ainda conforme a nota da Infraero, as medidas, juntas, correspondem a seis meses de isenção nos alugueis das lojas. A empresa informa que, em Londrina, 37 concessionários aderiram ao pacote.
Sergio Abraão, que tem uma loja de doces no terminal, confirmou que as medidas foram ofertadas, mas destacou que o pacote passa longe de atender aos anseios dos estabelecimentos, que, desde o início da pandemia, conforme ele, registraram uma queda de mais de 90% no movimento.
Na nota, a Infraero lembra, ainda, que o Aeroporto de Londrina já conta com o movimento operacional equivalente a 45% do quantitativo de voos registrados em relação ao período anterior à pandemia, inclusive com pedidos de novos destinos diretos, como Brasília, que passará a ter voos começando nesta quinta-feira. A empresa ressalta, ainda, que, dependendo do dia, o terminal vai passar a registrar 17 pousos e decolagens, reforçando a possibilidade do reestabelecimento da malha aérea já nos próximos meses. Apesar disso, o lojista ouvido pela CBN destaca que o movimento deve continuar abaixo do previsto, e que a Infraero também precisa considerar isso.
Apesar do apelo, a Infraero não sinalizou para a possibilidade de oferecer ainda mais incentivos aos concessionários, citando, inclusive, que também está sendo afetada pela pandemia, “de modo que não há como se atribuir unicamente à empresa o suporte financeiro de todo prejuízo decorrente da paralisação do setor aéreo nacional”.