TERCA, 26/10/2021, 18:47

Iniciativa da UEL propõe desenvolvimento de campus inteligente

Segundo professor, pesquisa ainda está em fase inicial, mas pode contribuir com soluções para demandas da cidade em diferentes áreas.

Um projeto da Universidade Estadual de Londrina (UEL) quer transformar o campus da instituição em um ambiente mais eficiente e conectado entre si, através da inovação. A iniciativa, chamada de Smart Campus, teve início no ano passado pelo Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU).

A pesquisa é baseada em quatro eixos. São eles, infraestrutura, eficiência energética, caminhos e rotas dentro da Universidade e, por último, o conceito de smart building, que utiliza um edifício como referência para execução do projeto.

De acordo com o coordenador da pesquisa e professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Rovenir Duarte, as ações podem ser implementadas em uma escala ampliada futuramente, contribuindo para atender demandas da cidade. O professor cita, entre os benefícios que a iniciativa pode oferecer à população, a otimização de recursos, como o combustível.

Segundo Duarte, o projeto ainda está em fase inicial. Ele avalia que o projeto possa ser desenvolvido com uma perspectiva a longo prazo. Ainda assim, o coordenador da pesquisa diz que algumas ações já estão sendo desenvolvidas, com a proposta de monitorar a qualidade do ar e otimizar o fluxo das filas do Restaurante Universitário, por exemplo. Além disso, o projeto também gerou uma parceria, relacionada a cartografias digitais, com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul).

Para o professor, as iniciativas ligadas às cidades inteligentes podem apresentar respostas não apenas para o futuro, mas para os tempos atuais. Duarte destaca o potencial de desenvolvimento do modelo urbano, proporcionado pelo avanço de tecnologias e dos dispositivos que estão ao alcance da população.

A primeira etapa do projeto está sendo avaliada para aprovação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq). Além de professores de Arquitetura e Urbanismo, também participam da iniciativa, docentes dos departamentos de Construção Civil e Computação.

Comentários