TERCA, 25/10/2016, 19:05

Início das desocupações das escolas estaduais em Londrina

Reintegração de posse de seis colégios foi cumprida pacificamente. 52 escolas da região  continuam ocupadas pelos estudantes.

Um levantamento do Núcleo Regional de Educação, revela que 52 escolas dos municípios da região continuam ocupadas. Em Londrina, eram 29 até a segunda-feira, agora são 23. Segundo a chefe do núcleo regional da secretária de educação, Lúcia Cortez, em alguns municípios está havendo ainda a chamada desocupação voluntária.

As seis escolas de Londrina que tiveram a ordem de reintegração de posse expedidas pela justiça são o Instituto de Educação Estadual de Londrina, o Colégio Hugo Simas, o Marcelino Champagnat, o colégio Ubedulha  Oliveira, o Maria Aguillera e o Vicente Rijo.

Em todos os colégios que a reportagem da CBN esteve, os estudantes não quiseram gravar entrevista, segundo eles por orientação da liderança do movimento. Alguns dos alunos, inclusive, são citados na ordem do juiz.

No Instituto de Educação Estadual de Londrina, IEEL, a diretora Rosicler Bueno afirmou que os alunos receberam a notificação e aceitaram desocupar a escola pacificamente. O próximo passo é fazer uma vistoria em todo o colégio.

Os estudantes receberam a notificação do oficial de justiça e foram orientados pelos conselheiros tutelares a deixar o colégio até o fim da tarde. Eles pediram apenas algumas horas pra recolher os objetos pessoais. O conselheiro tutelar, Mirko Bressanini, acompanhou os oficiais de justiça e a defensoria pública na notificação dos estudantes. Segundo ele, duas equipes de conselheiros estão acompanhando os trabalhos.

A Chefe do Núcleo Regional da secretaria estadual de Educação, Lúcia Cortez, comemorou a tranquilidade do processo. E disse que há uma angústia muito grande de pais e estudantes por conta das ocupações.

Também nesta segunda-feira, 21 escolas de Ponta Grossa tiveram a reintegração de posse decidida pela justiça. De acordo com o movimento Ocupa Paraná, cerca de 850 colégios continuam ocupados em todo o estado, além de 14 universidades e 3 núcleos regionais de educação.

Comentários